segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Chocolate Amargo

Ola gente, um dia ainda vou publicar um livro sobre essa vida aqui na Suiça.
Nao tem sido facil. Dias atras tive uma baita infecçao urinaria. Fui para o Hospital da cidade e la me trataram muito bem, diferente do Hospital de Basel.
As vezes ficava esperando no Posto de Saude em Blumenau e achava ruim a demora, mas meu Deus, nunca paguei nada no Posto e ate ganhava algum medicamento de graça. Os medicos brasileiros sao muito competentes, bem, a maioria.
Aqui se paga um absurdo, os convenios de saude sao privados mas obrigatorios e ainda se é mal atendido.
Tem uns medicos que eu chamo de medico krankenkasse. Tipo de medico que nao te encaminha pra um especialista, porque ele ganha bonus do convenio com isso. Tem um tal de doutorzinho aqui que eu me queixava das dores de coluna e ele numa me encaminhou pra fisioterapia. Sempre fiz fisioterpia no Brasil, desde os meus 19 anos! Eu mudei de medico, mudei de plano de saude, paguei mais caro mas tenho um bom medico afinal.
Agora pro meu filho, vou ter que marcar um dermatologista na alemanha porque ele tem acne e o tal doutorzinho que falei antes nunca o mandou pro dermatologista.
Apesar da infecçao, trabalhei normalmente. Sabe, meu trabalho nao é registrado, entao nao posso faltar.
Apesar de ser  cidadã suissa, e falar bem o alemao, nao consigo emprego contratado.
Pra complicar, meu marido tambem nao consegue emprego. como ele fez 2 cirurgias na Suiça de acidente de trabalho, teria direito a uma pensao de invalidez de pelo menos 30%. Mas nao deram nada pra ele.
Estamos no auxilio social e eu nao gosto disso. Eles ajudam mas controlam sua vida.
No ano que vem vai ter um referendo pra qualquer pessoa que vive na Suiça legalmente receber uma ajuda de 2500 francos suiços por mes. Parece Utopia, mas nao é. Tem muitos jovens que nao acham uma profissao, porque aqui o estudo da profissao tem que vir com o estagio junto, e se nao acham estagio nao podem estudar. Tem varias pessoas, suiças, inteligentes, com um extenso curriculo mas estao fora do mercado de trabalho por terem mais de 48 anos.
É muito ruim se viver no submundo, na margem da sociedade. Ninguem te ve bem porque nao se tem um emprego, nao tem credito nem status.
Mas estou disposta a mudar essa situaçao.
Eu vou ter meu proprio negocio! E fazer minha vida doce de novo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário