sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Os suiços

Que a Suiça é um país rico de belezas naturais e de dinheiro, ninguem questiona.
Que tudo funciona direitinho, organizado, voce ja deve saber.
Mas quem sao os nativos? Como é o povo suiço aos olhos dos estrangeiros?
Depois de ler alguma coisa sobre os suiços, um guia sobre trabalho e vida aqui, descobri que nao sou a única a reclamar e vivenciar essa relaçao um tanto vamos dizer assim, chata, maçante.
Bom, primeiro vamos ver o lado positivo:
*Os Suiços gostam de ajudar. Mas voce deve saber pedir. Deve fazer com que eles se sintam importante em te ajudar. Nao esqueça de usar a linguagem formal. Mas nao peça dinheiro!
*Mulheres suiças tratam muito bem os homens estrangeiros em geral.
*Homens suiços costumam tratar bem a ambos.
*Homens suiços gostam de mulheres estrangeiras para casar. Principalmente latinas e brasileiras. Eles nao se importam que tenham filhos de outros relacionamentos e costumam assumir  as crianças.
*Sao generosos com as esposas e dividem as tarefas e os cuidados com os filhos.
*Sao muito dificeis de conquistar, mas quando se é amigo, é por toda a vida.
*....bem, só...nao me lembro de mais nada de bom. Se alguem souber ai, escrevam nos comentarios por favor!! Rsrsrs
AGora, se prepare, nao quero desanimar ninguem. Se voce vive aqui, talvez tenha outra experiencia. Mas agora vou publicar alguns comentarios , da postagem do Forum Just Landed :Porque  é tao duro fazer amigos na Suiça:
  • Pais é lindo e maravilhoso, mas muito xenofobo. Eles nao gostam de estrangeiros.Eu vivi la por 5 anos, trabalhei na UNO em Genebra, país lindo e limpo, mas o povo....SUCK! 20.06.2008, Stefan
  • Hey, isto é sério? Estou indo morar la com minha esposa ( ela é suiça) mas agora, ja nao tenho certeza...Ryan
  • Sou alemao, 24 anos, vivi 7 meses em Zurique, e nao fiz nenhum amigo! Eu nao gosto desse país e estou procurando um emprego na Alemanha ou França.  Eve, 23.06.2008
  • Ei, Eve, a Alemanha é infinitamente melhor do que esse Crappy Land de bancos e chocolates caros! Se voce quiser, vamos tomar um café! Vivo em Zurique e nao fiz nenhum amigo! TRUE, 30.06.2008...
Clássico, nao é mesmo? Pena que nao sei se ela aceitou o convite!!! Continuando...


  • Eles trabalham, fazem seus chatos esportes e parece ter interesse zero pelo resto do mundo. País pacato e sem vibraçao, eu acho que é por isso que alguns amam ou odeiam aqui. 01.07.2008
  • Vivi 4 anos la. Nao tive amigos suiços. Eles nao gostam de envolver estranhos nos seus circulos de amigos.Eles se acham os melhores...nao aceitam outro jeito de fazer as coisas a nao ser o jeito deles. Um país de pessoas antipaticas. Swisshole, 11.06.2008
  • Eu pensei que a Suiça era um país democratico, mas na realidade é racista e de dinheiro sujo.Swisssucky, 15.07.2008
  • Os jovens tem os mesmos amigos desse a infancia! Sao porem mais abertos pra fazer amizades com estranhos. O povo realmente nao sabe como se socializar. Eles nao ri pra voce. Justin, julio 2008
  • Suiços sao egoistas. Nao merecem existir como naçao. Pra que mesmo existe esse país?
  • Eu vivi na Singapura, Escocia e Inglaterra. Sou Venezuelana. As pessoas eram doceis la. Aqui sao tao conservadores! Maria, Novembro 2008
  •  Passei 2 semanas do verao na Suica e pra mim foi o ultimo. Povo frio, fechado e ignorante! SKip, Dez. 2008
  • Eu sou da Italia, e gostei da Suica. Tenho 19 anos e fiz muitos amigos.Nethma, Agosto 2009
Tenho varios amigos na Suiça, inclusive suiços. Mas esses suiços sao diferentes, ou porque ja viveram em algum país do 3 mundo ou sao casados com latinas .
Suiços tem um terrivel humor negro. Nao costumar rir.
Quando eles falam, tem que prestar bastante atençao pra saber se nao estao brigando.
Nao se preocupam em perder clientes. Sao rudes, mandam os clientes sairem da loja quando deu hora de fechar. Ja vi atendentes em supermercado gritar com uma cliente idosa porque ela reclamou da falta de atendimento.
Quando um estrangeiro se casa com algum deles ja acham que é por causa do passaporte...
Aqui é tudo robotizado...hahaha...ate o sexo é agendado!!
AS mulheres suiças casadas ainda gostam de ficar em casa com as crianças, embora tenham um bom estudo e podem ganhar bem na sua profissao.Nada de mais nisso, se elas se arrumassem e nao andassem descuidadas, gordas e mal vestidas por ai.
Se a mulher estrangeira se separa do marido suiço, a culpa provavelmente foi toda dela!
Suiços sao modestos. Mas modestos ate de mais. Aquele senhor velho de vestes simples sentado no bonde pode ser um milionario!
Sao devagar nas mudanças. Tem trem circulando desde a época da 2 guerra . Agora com o plebiscito do dia 09 de fevereiro, vamos ver mudanças! Foi aprovado uma reforma na rede ferroviaria!
Com exceçao no quisito dinheiro-pra isso sao agéis, principalmente pra te cobrar multa: multa de pedestre que atravessa com sinal vermelho, multa do lixo...etc.
E ai, conta pra nós sua experiencia!



E pra quem acha que isso tudo foi um exagero, olha ai reportagem atual:
http://www.thelocal.ch/20131030/switzerland-is-worst-place-to-make-friends-expats







11 comentários:

  1. O suíço-alemão que conheci se irrita muito, tive a impressão que ele se sente superior a todos os brasileiros por causa da cultura, apesar disso não é machista e admiro muito, pois um homem que cuida da residência e não vê problema nisso é um homem evoluído de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. "Eles nao gostam de envolver estranhos nos seus circulos de amigos.Eles se acham os melhores...nao aceitam outro jeito de fazer as coisas a nao ser o jeito deles. Um país de pessoas antipaticas."
    Melhor explicação que já li sobre o povo daqui. Me casei com um Suíço que já morou na India e no Brasil fazendo trabalhos com crianças carentes e ele é muitooooo diferente desse perfil chato,mas de resto posso dizer que são assim mesmo,viver aqui não é um mar de rosas e se não houvesse tanta violência já teria voltado correndo para o Brasil(com o marido junto,é claro).Pessoas mal humoradas,fechadas e ranzinsas que combinam perfeitamente com o clima(8 meses de frio por ano, affeeeee)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Estou há 6 meses em um relacionamento com um suíço, que é da minha área de trabalho (saúde), disse que conhece muito o Brasil ,trabalha com crianças carentes, ele é pediatra...enfim, disse ser divorciado há 8 anos, porém não nos conhecemos pessoalmente somente por videochamadas...o que estranhei nele ...uma pessoa sistemática, centralizadora, sem humor, enquanto eu sou muito brincalhona, parece ser muito ciumento, cheio de regras e horários...sempre tem que ser do jeito dele, da maneira dele e para ajudar acho que ainda se acha muito melhor que eu, em questão de cultura...não entendo, pois algumas vezes ele é até carinhoso, mas as vezes um pouco sexo, reservado, nunca fala sobre o passado....afinal, o ontem já é passado para ele...o infeliz vive em Zurique.
      Só Deus....

      Excluir
  3. As brasileiras que vão para a suica são tudo pitas querendo se dar bem nesse país de lerda e depois ficam se achando.

    ResponderExcluir
  4. Bom eu conheço um suiço a tres anos mais nao tenho nada afala dele porque ele e bem estrovestido simpatico.Mais tambem e uma otima pessoa.Eu sou brasileira eu fui convidada por ele para passa tres semanas com ele para conhece o pais eu confesso que fiquei encantada um lugar muito lindo com muita natureza do jeito que gosto para mim foi uma experiecia maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fui convidada por um suiço para conhecer o país dele, será que é o mesmo? Kkkk
      Qual o nome dele?

      Excluir
    2. Oi quero falar com você urgente recebi uma proposta pra ir pra suica

      Excluir
    3. Cuidado com sites de encontros virtuais..as pessoas podem ser oq quiserem na internet. E muito mais cuidado ainda ao se dispor ir a outro país, ganhar a viagem...Etcetc etc. Há um comércio enorme de sexo na Suiça e outros países próximos. Sequestram a pessoa e não consegue mais ir embora. Fiquem espertas meninas!!
      https://medium.com/qg-feminista/a-brutal-normalidade-do-com%C3%A9rcio-sexual-na-su%C3%AD%C3%A7a-2a4b53e2388a

      Excluir
    4. Cuidado com sites de encontros virtuais..as pessoas podem ser oq quiserem na internet. E muito mais cuidado ainda ao se dispor ir a outro país, ganhar a viagem...Etcetc etc. Há um comércio enorme de sexo na Suiça e outros países próximos. Sequestram a pessoa e não consegue mais ir embora. Fiquem espertas meninas!!
      https://medium.com/qg-feminista/a-brutal-normalidade-do-com%C3%A9rcio-sexual-na-su%C3%AD%C3%A7a-2a4b53e2388a

      Excluir
  5. qto as multas acho bom,deveria ser assim aqui no Brasil inclusive, melhor a multa do que andar sobre o lixo e adoecer.

    ResponderExcluir